Home Curriculum Vitae Como montar um bom Curriculum Vitae

3 428

Antes de começar a procurar emprego, é muito importante saber elaborar um bom curriculum vitae. O documento é a porta de entrada para conquistar uma vaga. Deve ser sempre muito bem montado e formatado. Mas para muitos candidatos, esse ainda é um desafio. Reunir as informações mais relevantes e que sejam atraentes para o contratante. Confira algumas dicas de como fazer o currículoA primeira regra é ser sucinto. Não colocar muitas informações desnecessárias. O documento deve conter os dados principais, depois, na entrevista é que o candidato poderá falar mais sobre seus objetivos e experiências.

Curriculum Vitae

Curriculum Vitae

Curriculum Vitae dividido em tópicos

O primeiro a se colocar são os dados pessoais. Nome completo, idade, estado civil, endereço, número de telefone e de celular e e-mail. É bom se atentar se a empresa não pede alguma informação específica. Os números de telefone devem estar sempre atualizados.

Objetivo, neste tópico é importante colocar diretamente qual cargo deseja ocupar.  Sem escrever vários objetivos juntos.

Como fazer curriculum vitae

Como fazer curriculum vitae

Qualificações, faça um resumo para contar as habilidades que possui e as experiências que adquiriu em empregos passados. Mas coloque aquelas que podem ser interessantes, tenham relação com o local que agora pretende trabalhar.

Formação acadêmica, os cursos têm que ser colocados sempre do mais recente para o mais antigo. Por exemplo, informações sobre a pós-graduação devem estar antes do curso de graduação. Neste espaço também é preciso escrever nome da instituição de ensino e ano de previsão de término ou conclusão.

Experiência profissional, também deve seguir do último emprego (mais recente) e depois os mais antigos. Seguindo ordem cronológica. Nome da empresa, ano de entrada e saída, promoções e responsabilidades que tinha no cargo precisam ser colocados. Em seguida, num outro tópico, também pode por cursos complementares e de curta duração.

Modelo Curriculo

Modelo Curriculo

Idiomas, é importante colocar qual o verdadeiro nível de conhecimento numa determinada língua. As classificações podem ser de: básico, intermediário, avançado e fluente.

Informática, dependendo da área em que se concorre à uma vaga, pode ser importante informações sobre cursos de informática.

Cuidados

Muitas informações podem fazer com que o seu currículo nem seja visto. Colocar os dados separados em tópicos é essencial para que a leitura seja mais fácil e o observador encontre sem dificuldades qualquer informação. É bom evitar informações negativas, data e assinatura, número de documentos, carta de referência e pretensão salarial. Atenção para evitar erros de português.

Curriculo vitae

Curriculo vitae

Candidatos que nunca trabalharam podem destacar no documento informações sobre formação acadêmica, cursos de idioma, workshops e participação em trabalho voluntário. Ter uma boa postura profissional é muito importante, o currículo é o primeiro passo para isso. 

Artigo Semelhantes

3 COMETÁRIOS

Deixe uma resposta